Os softwares para chamadas de vídeo e tela compartilhada ganharam popularidade a partir do desenvolvimento de protocolos de transporte cujo objetivo é a urgência de comunicação, muito mais que a garantia dos dados.
Com a popularidade da internet, além das ferramentas de sites, mais ferramentas deste segmento foram disponibilizadas no mercado e ganharam mais popularidade ainda com a pandemia de 2020, cujas reuniões e trabalhos remotos se tornaram uma necessidade.
Abaixo listamos algumas das ferramentas mais populares de chamadas de vídeo e tela compartilhada que estão disponíveis no mercado de videoconferência e interação remota.
Skype

Lançado em 2003, o Skype é um dos softwares pioneiros na função de chamadas de vídeo e um dos mais populares do mundo no segmento de interação remota.
Sendo desenvolvido pela Microsoft, este software é bastante estável e muito funcional, o que o torna uma das opções mais populares do segmento de chamadas de vídeo.
Seus principais recursos envolvem:
- Chamadas de áudio e vídeo em HD;
- Sistema de mensagens instantâneas criptografadas;
- Compartilhamento de tela;
- Gravação de chamadas;
- Legenda automática nas chamadas de vídeo;
- Ligações telefônicas usando taxas internacionais.
O Skype funciona pelo navegador (usando uma conta Microsoft) ou pode ser instalado gratuitamente nos Sistemas Operacionais Windows, Linux e Mac OS X. Além disso, também existe o aplicativo nativo para Android e IOS.
Como já mencionado, você pode utilizar o Skype gratuitamente com as devidas limitações e como uma solução pessoal e não comercial/corporativa.
Zoom

O Zoom é um dos softwares corporativos de reuniões remotas e chamadas de vídeo mais populares do mundo.
Especialmente durante o ano de 2020, o Zoom obteve milhões de usuários nos primeiros meses da pandemia, sendo uma das opções mais populares usadas por empresas, escolas e universidades para chamadas de vídeo, videoaulas e reuniões remotas.
Desde então, se manteve no topo do segmento e ainda é muito usado em instituições corporativas e educacionais em todo o mundo.
O Zoom possui uma versão básica gratuita com os seguintes recursos: reuniões de até 40 minutos, com no máximo 100 participantes, chat em equipe, telas compartilhadas básicas, e-mails e calendário, além do novo sistema de notas.
Os planos pagos aumentam o tempo de reunião para 30 horas, com variações no número de participantes para até 1000 a depender do plano, além de armazenamento em nuvem, inteligência artificial, domínios privados, chamadas telefônicas, legendas, webinários e até sistemas de reservas de trabalho.
Jitsi

O Jitsi é a maravilha do mundo Open Source no segmento de chamadas de vídeo e interações remotas.
Atualmente está sob gerenciamento da empresa 8×8 Inc., porém é possível baixá-lo ou utilizá-lo no navegador inteiramente grátis. Para baixá-lo, você precisa ter uma infraestrutura de hospedagem, como um serviço VPS ou um serviço de nuvem, todos os recursos e funcionalidades do Jitsi estão disponíveis e até mesmo o seu código fonte pode ser baixado.
O Jitsi funciona de três formas básicas:
- Jitsi Meet: é o serviço gratuito online do Jitsi que permite realizar reuniões remotas e chamadas de vídeo a partir do seu navegador, com as devidas limitações;
- Jitsi Desktop: é o software que você pode baixar e hospedar em sua própria infraestrutura VPS ou de nuvem, com todos os recursos disponíveis para você e sua empresa;
- JaaS: ou Jitsi as a Service (Jitsi como serviço), é a solução da empresa 8×8 Inc., que fornece infraestrutura de chamadas, interações remotas e suportes variados para profissionais e outras organizações.
Butter

O Butter é mais outra solução para o segmento de chamadas de vídeo e tela compartilhada.
É um concorrente direto do Zoom, porém com preços mais acessíveis e integração de múltiplas funções no mesmo software, algo que difere do Zoom por este ter aplicativos adicionais ao software principal, muitas vezes cobrando a mais por isso.
O Butter também pode ser usado gratuitamente com limitações, sendo seus recursos grátis limitados a até 25 participantes por sessão, sendo esta limitada a até 45 minutos e com 1 hora de gravação incluída. O Butter gratuito também permite até 14 dias de manutenção de histórico da reunião.
Os planos pagos variam o tempo de sessão, de participantes por reunião, de tempo de gravação e tempo de histórico disponível.
O Butter por ser baixado para Windows e Mac OS X, além de Android e IOS.
Microsoft Teams

Microsoft Teams é a solução profissional da Microsoft para reuniões de vídeo chamadas e interações remotas.
Os recursos do Microsoft Teams incluem:
- Reuniões e conferências: reuniões online, videoconferências, compartilhamento de tela, webinários, eventos virtuais e muito mais;
- Sistema de telefonia: com VOIP, PBX, chamadas de vídeo, ligações comerciais, etc.;
- Sistema de chat: com mensagens instantâneas, compartilhamentos de arquivos e diversos recursos de chats disponíveis;
- Gerenciamento de trabalho: com aplicações que facilitam o gerenciamento do fluxo de trabalho da equipe, reuniões, calendários, agendamentos de turnos, salas e dispositivos;
O Microsoft Teams pode ser usado gratuitamente para uso doméstico, limitando a chamada em grupo para até 60 minutos, contando com até 100 participantes por sessão. Além disso, a versão gratuita inclui chat limitado, interações limitadas e 5 GB de armazenamento em nuvem.
Os planos pagos começam em R$ 36,00 / mês com chamadas em grupo de até 300 participantes, com no máximo 30 horas de reunião, além de 1 TB de armazenamento em nuvem.
Webex

O Webex é o software de videoconferência e tela compartilhada da Cisco, uma das maiores empresas de soluções em redes de computadores em todo o mundo.
Seus principais recursos incluem:
- Chamadas em vídeo e compartilhamento de tela;
- Gravações de reuniões localmente ou em nuvem (dependendo do plano);
- Chamadas telefônicas comerciais;
- Mensagens instantâneas em equipe e compartilhamento de arquivos;
- Ferramentas de interação para pesquisas, com perguntas e respostas, além de quadro de comunicações;
- Eventos virtuais e muito mais.
O Webex também possui uma versão inicial gratuita limitada que conta com reuniões de até 40 minutos para no máximo 100 participantes. Veja o restante dos planos e seus recursos aqui.
Google Meet

O Google Meet é o antigo Hangouts Meet, a ferramenta de vídeo chamadas e ligações do Google.
A ferramenta conta com recursos de videoconferência, compartilhamento de tela, transmissões e gravações de reuniões e a principal funcionalidade que é a integração com outras ferramentas do Google, através do Google Workspace.
O Google Workspace inclui diversas ferramentas para gerenciamento de trabalho em equipe de modo híbrido, especialmente o trabalho remoto. Uma dessas ferramentas, claro, é o Google Meet.
Você pode iniciar uma reunião gratuitamente a partir de um navegador com uma simples conta Google que permite até 100 participantes e reuniões de até 60 minutos. O Meet também está disponível para dispositivos móveis Android e IOS.
O Google Meet também habilita a utilização no Google Chrome como uma extensão e é um aplicativo nativo do Chrome OS.
StreamYard

A StreamYard é uma ferramenta de videoconferência e tela compartilhada com foco em transmissão, portanto, ela difere um pouco das ferramentas citadas até aqui. No entanto, é possível usá-la sim como uma ferramenta de reuniões e interações remotas, além de ser possível conectar convidados não participantes, já que seu foco é a transmissão.
Possui diversos recursos especialmente ligados à transmissão da reunião e interação, contando com gravações, recursos de webinários e muito mais.
Você pode iniciar gratuitamente com limites de transmissão, gravações de 2 horas, 6 participantes ativos e 2 convidados em tela.
Around

Around é um dos softwares para chamadas de vídeo e tela compartilhada da Miro, empresa que desenvolve soluções para o gerenciamento de fluxo de trabalho, focando em trabalhos colaborativos remotos.
O Around pode ser instalado nativamente no Windows, Mac OS X, Android e IOS, mas pode ser usado pelo navegador.
É possível experimentar o Around gratuitamente com limitações.